No último mês de novembro, Lori Goulart, escritora residente em Coronel Bicaco (RS) lançou a obra “Janelas para o Mundo”, um livro de poesias e de mensagens escritas ao longo de sua vida. A autora trouxe a público os manuscritos guardados por mais de três décadas.

A escritora nasceu no ano de 1939, quando o município de Coronel Bicaco ainda era conhecido por Faxinal do Guarita. No livro, escreve sobre o seu tempo de criança, das cantigas de roda, da paineira velha solitária, de trabalhar a terra, de semear o chão, da canga, os canzis e o velho carro de boi. Na fase adulta, morou no Estado do Paraná, onde foi professora primária.

Lori conta que ver a obra publicada em formato de livro impresso era o seu maior sonho. Agora, a escritora deseja que sua obra seja lida e difundida no município e por todo o Estado.

A obra lança um olhar minucioso sobre a mata, os pássaros e as belezas naturais do município de Coronel Bicaco. Nas suas composições poéticas, Lori ressalta suas inquietações sobre a vida. “Quando você derruba algumas árvores é uma nascente de água que seca”, reflete a escritora.

Não fica de fora os versos sobre a tradição gaúcha. A cultura e o modo de ser de nossa gente ganham destaque nas poesias “Cuia de chimarrão” e “Ser gaúcho”. As famílias, as personalidades, o povo e as belezas da terra natal estão detalhadas na poesia “Coronel Bicaco”.

“Coronel Bicaco

Minha terra

Terra hospitaleira.

Quem toma desta água sempre volta.”

 

A obra “Janelas para o mundo” poderá ser adquirida no site da Editora Panaro, no link:https://editorapanaro.com.br/site/produto/janelas-para-o-mundo/